Informação e design inteligente

A informação, em primeiro lugar, tem o sentido de um intercâmbio de conhecimento, uma novidade que até então nos era desconhecida, mas também,  tem o sentido de um estofo,  um arranjo prévio sem o qual a colimação de qualquer acontecimento ou concreção, não teria lugar. Em linguagem informática, é o software ou a programação do evento, algo prévio que torna viável o acontecido. Os físicos atuais concluem que todos os fenômenos constituem bits de informação, sem os quais  o Universo não existiria: ‘No Princípio era o VERBO!’.

bits-and-bytes_key1

Sem dúvida, quase todos os fenômenos que presenciamos apresentam um fluxo de causalidades naturais, pela necessidade ou pelo acaso, mas há outros que se constituem  verdadeiros milagres, algo que a ciência não consegue explicar cabalmente. Em primeiro lugar, temos o problema do surgimento do Universo, depois o fenômeno da evolução. O surgimento da vida, a complexidade do DNA e a permanência dos caracteres hereditários; a consistência da consciência, o surgimento dos valores e a ocorrência da liberdade.

Para muitos ateus, isto ocorre pela complexidade dos fenômenos naturais, o que faz, por outro lado, os crentes acreditarem no chamado Deus das Lacunas. Não obstante, importa reconhecer que tais dificuldades têm levado muitos cientistas a reconhecer que as hipóteses de um Criador são cabíveis, para por fim às dúvidas ou explicações confusas, pois conforme demonstrou o matemático KURT GÖDEL, todo aglomerado de informações é apenas uma semiótica, ou seja, um esforço comunicativo de validade apenas pragmática.

Dessa forma, reconhecemos as observações da ciência, que constatam a importância, sejam das oscilações do movimento circular dos elétrons (spins), seja o milagre químico do DNA, o primeiro relativo à estrutura do mundo quântico, o segundo responsável pelas características hereditária das espécies animais. Ora, isto nos leva à constatação de que nada existiria, não fosse a presença de uma Causa Exterior aos fenômenos, conduzindo-os a um propósito de futuro, vida e evolução.

DESIGN INTELIGENTE é uma semiótica da informação. Que quer isto dizer? Simplesmente, que há na Natureza ou Processo da Criação, uma ideia de organização material que se transforma em Beleza e Consciência, uma simbiose feliz entre matéria bruta, vida e espiritualidade. Ora, o ser humano traz em si a marca indelével de sua ancestralidade material, mas, ao mesmo tempo, possui a capacidade de pensar sobre ela, o que nos torna o clímax de um processo evolutivo consciente e espiritual.

Ora, constitui um fato notável este que constata, na Bíblia hebraica, a existência de uma linguagem compatível com as conclusões atuais da ciência, que reivindicam a importância da informação (Palavra) como  origem de toda a ordem criada, assim como  JAVEH  falou antes de criar (Gn 1:3).

No sentido de manter a coerência da complexidade  evolutiva, para os crentes, Deus  é a fonte de todos os processos informáticos, guiando o acontecer de tudo, seja no mundo físico, biológico ou espiritual.